A CORUJA E A ÁGUIA
Coruja
e águia, depois de muita briga resolveram fazer as pazes.
__Basta
de guerra — disse a coruja.
—
O mundo é grande, e tolice maior que o mundo é andarmos a comer os filhotes uma
da outra.
—
Perfeitamente — respondeu a águia.
—
Também eu não quero outra coisa.
—
Nesse caso combinemos isso: de agora em diante não comerás nunca os meus
filhotes.
—
Muito bem. Mas como posso distinguir os teus filhotes?
—
Coisa fácil. Sempre que encontrares uns borrachos lindos, bem feitinhos de
corpo, alegres, cheios de uma graça especial, que não existe em filhote de
nenhuma outra ave, já sabes, são os meus.
—
Está feito! — concluiu a águia.
Dias
depois, andando à caça, a águia encontrou um ninho com três monstrengos dentro,
que piavam de bico muito aberto.
__
Horríveis bichos! — disse ela. — Vê-se logo que não são os filhos da coruja.
E
comeu-os.
Mas
eram os filhos da coruja. Ao regressar à toca a triste mãe chorou amargamente o
desastre e foi ajustar contas com a rainha das aves.
__Quê?
— disse esta admirada. — Eram teus filhos aqueles monstrenguinhos? Pois, olha
não se pareciam nada com o retrato que deles me fizeste…
Moral
da história: Para retrato de filho ninguém acredite em pintor pai. Já diz o
ditado: quem ama o feio, bonito lhe parece.
Fábulas, Monteiro Lobato, São Paulo.
CONSTRUINDO
O SENTIDO DO TEXTO
01.
Quem são os personagens principais?
02.
A fábula tem algumas características especiais. Quais são elas?
03.
Como a coruja descreveu seus filhotes?
04.
Por que a águia não reconheceu os filhotes da coruja?
05.
Segundo a moral, há uma diferença no modo de as pessoas perceberem as outras.
Explique.
06.
Transcreva uma fala de cada personagem do texto.
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