ATIVIDADE
1) Preencha os
espaços com os verbos dos parênteses, no presente do subjuntivo.
a)
Talvez eu _______________ outras curiosidades sobre um dos maiores gênios de
todos os tempos. (conseguir)
b)
Tomara que todos _________________ o valor desse gênio do renascimento. (reconhecer)
c)
É necessário que __________________ toda a genialidade de Leonardo da Vinci.
(compreender)
2.
Identifique os tempos verbais do indicativo e do subjuntivo e as formas
nominais em que estão os verbos destacados nestas anedotinhas do Bichinho
da Maçã, de Ziraldo:
a)
“O operário pegou o
minguado salário em notas fedorentas, rasgadas, imundas”. Olhou para o caixa
com a cara tão desconsolada que o caixa disse:
- Espero que você não tenha medo de micróbios!
- Micróbios? Que micróbios podem sobreviver com um salário desses?”“
b)
“ - Professora!
- Que é, Joãozinho?
- Eu quero dizer uma coisa muito importante.
- Fala.
- Estou com medo de assustar a senhora.
- Pode falar.
- É o papai.
- O que tem ele?
- Sei não. Ele disse que, se eu tirar zero
este mês, alguém vai levar uma surra.”
3.
Escreva os verbos dos parênteses no futuro do subjuntivo.
a)
Quando __________________ mais sobre a época na renascença, ficaremos ainda
mais encantados com a história. (ler)
b)
Todos se encantarão quando ___________________ as obras de arte pintadas por
Leonardo da Vinci. (conhecer)
Agora
use o pretérito imperfeito do subjuntivo.
c)
Se as pessoas _________________ a genialidade do inventor, a nossa vida hoje
seria melhor. (aproveitar)
d)
Ficaria feliz se os alunos _________________sobre outros inventores.
(pesquisar)
Fonte: http://eumaisportugues.blogspot.com.br
Atenção, galera do 8°ano,exercício de revisão!
ResponderExcluirManda a resposta da 2
ResponderExcluir