domingo, 8 de setembro de 2013

TRABALHO SOBRE O FILME "THE CROODS" - 7° ANO

Olá, galera! Convido vocês para uma incrível viagem a nossa pré-história através dessa nova produção cinematográfica.
O filme será exibido na aula de língua portuguesa (duas aulas seguidas), e logo após iniciaremos as atividades relacionadas a ele. Aproveitem!!!!!!!!!!!!!!!!


SINOPSE:   Em plena era pré-histórica, escondidos na maior parte do tempo dentro de uma caverna, vivem Grug (Nicolas Cage / Hércules Franco), a esposa Ugga (Catherine Keener / Bárbara Monteiro), a vovó (Cloris Leachman / Mariângela Cantú), o garoto Thunk (Clark Duke / Fred Mascarenhas), a pequena e feroz Sandy (Randy Thom / Pâmela Rodrigues) e a jovem Eep (Emma Stone / Luísa Palomanes). Eles são os Croods, uma família liderada por um pai que morre de medo do mundo exterior. Só que grandes transformações estão para acontecer, pois a adolescente Eep acaba conhecendo o também jovem Guy (Ryan Reynolds / Raphael Rossatto) e ele vai apresentar um incrível mundo novo, para o desespero do paizão protetor. Agora, juntos, eles vão enfrentar grandes desafios e se adaptar a uma nova e divertida era.


 Profa: Madalena

sábado, 15 de junho de 2013

O TEATRO NA SALA DE AULA- PROJETO DE LEITURA

Os alunos do 8° ano usaram a criatividade e executaram atividades teatrais bem humoradas, que foi  desde o "improviso"(8°B) até a atuação da obra "O Santo e a Porca" de Ariano Suassuna(8°D).

Bastidores da peça "O Santo e a Porca"



Apresentação na sala de aula
 Moisés (Euricão), Maria de Fátima (Caroba), Demétrio (Pinhão), Felipe( Dodó) e Maely (Margarida).





8° B - Teatro  Improvisado

 Leonan e Emerson

 Elyda, Júlia, Claudiana e Janiele.

 Michely, Lídya, Crisnairlla.
 Elyda, Michely e Claudiana.

Andréia, Andreza e Maria do Socorro

Safira e Maria Elionara

Parabéns a todas as equipes!

sábado, 8 de junho de 2013

FEIRA DE CIÊNCIAS DA ESCOLA CARLOS LUIZ DE ARAÚJO


  Os alunos, juntamente com os professores de Ciências, desenvolveram  projetos voltados para a preservação do meio ambiente, através da reciclagem e aproveitamento dos recursos naturais  para gerar energia. 















segunda-feira, 13 de maio de 2013

O SANTO E A PORCA- ARIANO SUASSUNA



Análise da obra

O Santo e a Porca é uma peça teatral, do gênero comédia, escrita pelo escritor Ariano Suassuna em 1957, abordando o tema da avareza. É uma comédia em três atos. Aproxima-se da literatura de cordel e dos folguedos populares do Nordeste. Na trama, Suassuna narra a história de um velho avarento conhecido por Euricão Árabe. Ele é devoto de Santo Antônio e esconde em sua casa uma porca cheia de dinheiro. Muito divertida, a história mistura o religioso e o profano.

Apesar de engraçado, o texto tem um fundo filosófico, o que não pode passar despercebido. O texto não se sustenta só com o riso, mas sobretudo pela visão crítica. Suassuna utiliza uma trama muito simples para tratar de algo mais complexo, como a relação do mundo material com o espiritual. O leitor deve perceber que o comportamento de Euricão lembra muito os conflitos barrocos de ordem religiosa. No entanto, esse conflito, inerente ao ser humano, chama atenção pelo fato de o personagem não desfrutar de sua riqueza.

Existe uma semelhança da personagem Caroba com Chicó, da obra O Auto da Compadecida. São dois miseráveis que vivem na astúcia, na inteligência e nas 'manobras' uma poderosa artimanha de sobrevivência. Deve-se atentar também para a busca da resposta de Euricão para a pergunta que faz ao constatar que o dinheiro que sempre guardou não vale mais nada:- Um golpe do acaso abriu meus olhos (...). Que quer dizer isso, Santo Antônio? Será que só você tem a resposta?. Ou seja, ou ele evolui e percebe que o dinheiro serve apenas como um 'meio' e não um 'fim', ou então regredirá mais ainda e jamais entenderá o que aconteceu, vivendo eternamente uma ilusão. Esse é o momento em que ele terá que escolher entre o discernimento e a loucura; entre o permanente e o efêmero.

Segundo o autor, O Santo e a Porca não é uma obra original sua, mas sim uma adaptação de Plauto, escritor latino do período antes de Cristo. Na peça Aululária, o protagonista é "Euclião", que encontra uma panela de ouro deixada por seu avô. Esse 'achado' aliado ao casamento de sua filha com um velho rico origina o mote central de um texto ágil cheio de encontros, desencontros e ambiguidades'. Suassuna adaptou o texto de Plauto, mas desenvolveu uma releitura dentro do contexto nordestino da literatura de cordel e criou uma trama mais complicada"

http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/analises_completas/o/o_santo_e_a_porca

terça-feira, 7 de maio de 2013

PROJETO DE LEITURA- PARTE 2- 8° ANO

Olá, pessoal! Nosso próximo trabalho será com a obra "O Santo e a Porca" de Ariano Suassuna.



    Uma obra riquíssima que está esperando por vocês!
   Para começar, após a leitura da obra,  faremos uma pequisa sobre "A Vida e a Obra de Ariano Suassuna". 
    Todas as etapas do nosso trabalho serão desenvolvidas na escola. Aproveitem!

sábado, 20 de abril de 2013

II SEMANA LITERÁRIA NA ESCOLA CARLOS LUIZ DE ARAÚJO

Olá, alunos! Parabéns a todos pela nossa "II SEMANA LITERÁRIA", pois não aconteceria sem a parceria de vocês! Estou muito orgulhosa pelo desempenho  de cada um de vocês.... Continuem buscando a leitura prazerosa, pois ela pode te levar a mundos fantásticos!!!!! PARABÉNS!


Segue a nossa exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos e  professoras de Língua Portuguesa e Inglesa, durante a semana literária.


AUTORES TRABALHADOS (entre outros)


CINEMA LITERÁRIO


ÁRVORE LITERÁRIA


 
BAÚ LITERÁRIO 

 VARAL LITERÁRIO

COLCHA LITERÁRIA

ILUSTRAÇÃO DAS LEITURAS REALIZADAS PELOS ALUNOS




PARABÉNS A TODOS!!!


sábado, 6 de abril de 2013

A ESCOLA EM AÇÃO!

   A Escola Carlos Luiz de Araújo realizou no último dia 03 de abril (quarta-feira), em comemoração ao aniversário de 59 anos da cidade de Coremas, o dia da Cidadania e Ação Social na escola. Um projeto que, em parceria com a comunidade, amplia a democracia e propicia ao alunado o acesso a diversidades de serviços oferecidos pela nossa sociedade.
   A comunidade escolar planejou e executou com êxito as atividades previstas para esse evento. Os alunos foram beneficiados com os trabalhos oferecidos, de forma voluntária, por várias esferas do comércio da cidade.
  No decorrer do dia  foram realizados, além dos serviços sociais, brincadeiras e gincanas com os discentes.O encerramento aconteceu com muita alegria e música...

   Para saber mais acesse: /http://www.escolacarlosluizdearaujo.com


 Salas de atendimentos...




[ ...]


Acolhendo os alunos




 Alunos sendo atendidos


 Gincanas e brincadeiras





Entrega de prêmios aos vencedores da gincana.

 Lanchonete Solidária



 Diplomas para os voluntários

 O encerramento aconteceu com muita música e alegria!


Entrega das lembrancinhas a  todos os participantes.
"A educação pede proximidade afetiva, possibilidade de diálogo e acompanhamento cuidadoso do desenvolvimento do educando." (Kerschensteiner)